Diferentes topologias de redes

Tiny Area NetworkTAN

Significa rede de área minúscula, ou Rede interna de pequeno porte (até quatro máquinas, ou conexões de pequenos dispositivos via bluetooth e infra-vermelho, como por exemplo entre telemoveis ou os seus dispositivos, notebooks, etc.), pode-se dizer que é uma rede domestica, diferencia-se, da LAN, MAN, WAN e da PAN.

Consiste em se ligar mais que uma máquina (em crossover por exemplo)  numa residência ou rede geralmente sem conceito comercial.

LAN (Local Area Network) – Rede local

LAN significa Local Area Network (em português Rede Local). Trata-se de um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão ligados entre eles numa pequena área geográfica por uma rede, frequentemente através de uma mesma tecnologia (a mais usada é a Ethernet).

Uma rede local representa uma rede na sua forma mais simples. A velocidade de transferência de dados de uma rede local pode variar entre 10 Mbps (para uma rede ethernet por exemplo) e 1 Gbps (em FDDI ou Gigabit Ethernet, por exemplo). A dimensão de uma rede local pode atingir até 100 ou mesmo 1000 utilizadores.

Alargando o contexto da definição aos serviços oferecidos pela rede local, é possível distinguir dois modos de funcionamento:

  • num ambiente de “de igual para igual” (em inglês peer to peer, notado P2P), no qual a comunicação se estabelece de computador a computador, sem computador central, e onde cada computador possui um papel similar.
  • num ambiente “cliente/servidor”, no qual um computador central fornece serviços de rede aos utilizadores.

    Rede metropolitana (MAN)

    Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.

    Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica).

    Rede vasta (WAN)

    Um WAN (Wide Area Network ou rede vasta) interliga vários LANs através de grandes distâncias geográficas, aproximadamente da dimensão de um país ou de um continente.

    Os débitos disponíveis num WAN resultam de uma arbitragem com o custo das ligações (que aumenta com a distância) e podem ser fracos.

    Os WAN funcionam graças a switchs que permitem “escolher” o trajecto mais adequado para atingir um nó da rede.

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s

    %d bloggers like this: