O que é a internet/serviços basicos

O que é a Internet?

A Internet, também conhecida por Net, consiste numa rede de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação.Os computadores comunicam entre si utilizando uma linguagem comum – protocolo -, permitindo integrar redes locais de empresas, museus, hospitais, escolas, instituições governamentais e outras entidades, numa enorme rede de comunicações. É esta grandiosa rede que nos permite comunicar através de mensagens electrónicas e aceder a uma quantidade enorme de informações e serviços, uma poderosa fonte de informação para estudantes, investigadores, empresários, etc.

Serviços basicos da internet

Correio Electrónico (e-mail)

Provavelmente o recurso mais usado na Internet. Possibilita o envio e recepção de mensagens electrónicas por computador para qualquer utilizador da Internet, desde que possuam um endereço. Económico e rápido, independentemente da localização geográfica. Para além de texto, podemos enviar todo o tipo de ficheiros numa mensagem, desde programas, imagens vídeo e áudio.

A estrutura de um e-mail é a seguinte:
aluno1234@eb23jdmeira.pt
conta-correio@subdominio.dominio

Emulação de terminal(telnet)

É um meio alternativo para usar alguns serviços da rede, útil quando se deseja alterar alguma senha de acesso, ou aceder a algum serviço do servidor. O Telnet permite apenas aplicações em modo texto, portanto, funciona exclusivamente por teclado, sem gráficos (figuras).

Transferência de ficheiros(FTP)

O FTP (File Transfer Protocol) ou protocolo de transmissão de arquivos é a ferramenta mais utilizada para enviar todo tipo de arquivos de uma máquina para outra através da Internet. O FTP coloca à frente do usuário um enorme horizonte de possibilidades porque lhe permite obter todo tipo de arquivos, desde uma nova versão do navegador até o último ICQ, passando por um bom número de arquivos MP3. Tudo isto de forma simples e, na maioria das vezes, sem gastar um centavo. Assim como muitas outras tecnologias montadas sobre Internet, o FTP funciona com o modelo “cliente / servidor”. O “cliente” é o software que o usuário tem no seu PC e que “pede” os arquivos, enquanto que o servidor é o que entrega ou “serve” aos usuários. Podemos dizer então que  numa operação por FTP entram em jogo três elementos:

  • O servidor FTP conectado a Internet com arquivos disponíveis para download.
  • Um programa instalado na máquina do usuário que funcione como cliente para receber os envios.
  • O arquivo para transferir.

Ferramentas populares para fazer FTP são o Bullet Proof FTP, WS FTP, Transoft FTP Control, FTP Voyager e inclusive manipuladores de arquivos como o Windows Commander. Todos estes programas reúnem duas características fundamentais: são fáceis de usar e podem ser obtidos pela Web de forma gratuita (pelo menos uma versão de prova por um período de tempo determinado). Os servidores FTP têm na Internet um endereço parecido a dos sites Web. Se tentar-mos aceder ao servidor FTP há que escrever ftp://ftp.microsoft.com. (Atenção: nem sempre o endereço do site Web coincide com o do servidor FTP).

Serviços de busca de informação(www)

É a World Wide Web, o serviço que disseminou a Internet pelo mundo. É uma grande teia mundial onde é possível aceder hipertextos (documentos que podem ter textos, imagens, sons e vídeos), que são documentos que possuem a característica de ter “links” (ligações) pelos quais se pode saltar de uma parte para outra de um mesmo documento, ou para outro documento. Esta última característica permite que todos os arquivos armazenados nos  servidores possam ser acedidos, desde que os “links” sejam correctos. Assim sendo, criou-se a possibilidade de procurar informações num volume de dados enorme e impossível de ser atingido, antes da internet. Esses documentos são acedidos por meio de programas navegadores (browsers) que possibilitam a visualização do conteúdo das páginas. Os navegadores também incluem outros recursos por meio de alguns programas (plug-ins e add-ons) que se incorporam ao navegador (ex.: som, imagem 3D, vídeo e de FTP, que permite a cópia de arquivos).

Foruns de discussão(newsgroups)

Providenciam espaços ou fóruns de discussão onde os utilizadores podem abordar um assunto específico,  são abertos ao público. A organização é estruturada por temas e os utilizadores participam enviando artigos escritos ou fazendo comentários sobre o tema pelo qual se interessam. O envio e consulta é semelhante ao funcionamento do correio electrónico, a grande diferença é que aqui as mensagens não são trocadas entre os utilizadores, mas residem no servidor onde todos os utilizadores podem consultar a informação. Este serviço é conhecido por USENET ou news.

Video Conferencia/Chat

Serve para estabelecer diálogo com outras pessoas, usando som e vídeo. Utilizada em empresas, na realização de reuniões entre pessoas situadas em diferentes pontos do país, por hospitais e centros de saúde com carência de médicos para a realização de consultas e operações, por instituições de ensino à distância, por tribunais, etc.
Necessita de um programa e equipamento adequado:
Câmara e microfone para som e vídeo.
Programa Netmeeting da Microsoft:
Whiteboard, Chat, Internet directory, transferência de ficheiros, partilha de programas, utilização remota de um computador, segurança, advanced calling.

Comunicação em tempo real (chat):
O IRC (Internet Relay Chat) é o serviço utilizado para conversar com outros utilizadores em tempo real.Para utilizar o IRC é necessário utilizar um programa apropriado, sendo os mais conhecidos o mIRC, o ICQ e o messenger (MSN, Yahoo, Sapo, etc.)

Todos partilham os mesmos conceitos:
Cliente IRC
Servidor de IRC
Nick
Canal de IRC
Rede de IRC

É possível definir uma lista de amigos e detectar quando um deles entra ou sai da Net.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: